OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A OBESIDADE NA PUBERDADE (I)



Vimos em outras postagens que o próprio corpo acumula uma certa quantidade de gordura fazendo com que o jovem na puberdade fique mais “cheínho”, devido ao próprio metabolismo e a alguns excessos alimentares. Vimos também que o corpo é o único meio do jovem púbere notar que mudanças estão acontecendo. Por isso, o corpo é muito importante para esses jovens, pois é a maneira que encontram para se inserirem no meio social e na vida adulta.

Nas sociedades contemporâneas o culto ao corpo traz uma preocupação constante para todos.  Nos tempos atuais, as sociedades estipularam que o novo padrão de beleza é o corpo magro. Assim, ser “bonito” é ter a gordura necessária para que o organismo funcione de forma saudável. E, na luta para obter o corpo ideal, jovens e adultos fazem regimes dos mais variados tipos, passam horas nas academias e fazendo uma “malhação” pesada.

A divulgação desse padrão está em todo lugar através da mídia. As televisões, as rádios, as propagandas, as revistas e jornais só apresentam pessoas magras, algumas até esqueléticas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e os médicos passam a recomendar e a cobrar este corpo de seus pacientes. É dessa  forma que esse padrão vai se fixando nas pessoas. Primeiro, no consciente e, por fim, no inconsciente quando, então, passam a desejar e a idealizar esse corpo para si mesmas. Pouco a pouco, a “magreza” surge como tema central nas conversas entre amigos e familiares.

Os jovens na puberdade não estão alheios a esse padrão. Ao contrário, iniciadas as mudanças corporais da idade, já imaginam que terão um corpo esbelto e bonito no futuro, pois já foram altamente bombardeados com imagens e comentários sobre o corpo ideal desde a infância. E o desejam para si. Por isso, o púbere que está com sobrepeso ou é os obeso sente-se constrangido. Na escola, os amigos os apelidam de “gordo” ou outros similares. Se recusam o apelido, ele “pega” mais rápido. E, em pouco tempo, poucos sabem seu nome de batismo. Mas, estão numa fase onde nada podem fazer até que todas as transformações cessem. Num tempo de espera,

Sabemos que a obesidade tem causas complexas e ainda polêmicas, com teses como a dos distúrbios metabólicos e funcionais, da herança genética, das associações ao excesso de  consumo de alimentos calóricos, a história familiar, ao baixo nível de atividades físicas e do sedentarismo. Sabemos também que a obesidade acarreta riscos para os adultos. O fato é que a maioria dos obesos não está contente com o corpo que tem e, já fizeram muitos “regimes” por conta própria. Da mesma forma, acontece com os obesos mais jovens.

É verdade que um corpo mais magro torna o sujeito mais ágil, enquanto o corpo obeso o torna menos ágil, E impedido de realizar certas atividades para acompanhar o grupo se isola ou é isolado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA