OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A PUBERDADE E A NUTRIÇÃO



Desde o nascimento, bebês e crianças crescem por meio de estirões. A puberdade é marcada por um crescimento mais rápido que os outros anteriores e com  modificações físicas, tanto  internas, quanto externas. Esse crescimento natural demanda num grande desgaste de energia.

Por isso, o corpo dos meninos e meninas entre 8 e 10 anos começa a se preparar para as modificações que ocorrerão na fase puberal. Já repararam como as crianças dessa idade ficam mais rechonchudinhas? Pois é, para que o estirão  puberal aconteça é preciso que o corpo acumule tecido adiposo (gordura) como fonte de energia. E isso faz com que apresentem um aumento de peso, mais ou menos na mesma proporção em ambos os sexos.

Com a entrada na puberdade e iniciada as modificações físicas, os meninos ganham massa óssea e muscular. O rápido aumento na estatura faz com que a gordura corporal não seja tão percebida devido ao ganho de massa muscular. As meninas, ao contrario, precisam do tecido adiposo para preencher seus contornos, dando-lhe o aspecto feminino característico. Por isso, mesmo havendo uma diminuição naturalmente do acúmulo de gordura e pelo gasto de energia consumida, as meninas apresentam maior taxa de gordura que os meninos. (CHIPKEVITCH, 1995).

Por isso, uma alimentação saudável, balanceada e equilibrada é fundamental para todos os seres humanos e deve existir desde a infância. Além disso, é na infância que as crianças aprendem os bons hábitos alimentares com mais facilidade, hábito este que praticará pelo resto de suas vidas e, em especial, na adolescência.

Fonte:
CHIPKEVITCH, E. Puberdade & adolescência: aspectos biológicos, clínicos e psicossociais. São Paulo: Roca, 1995.

FERRIANI M, G. C. e  SANTOS, G. V. BADOLESCÊNCIA: PUBERDADE e N UTRIÇÃO”. Artigo da Associação Brasileira de Enfermagem – (ABEn) Brasília – DF disponível em http://www.google.com.br/#hl=pt.BR&q=adolescencia+e+puberdade+masculina&revid=549474584&sa=X&ei=2jYKTPOLKTs0gH3PHOAg&ved=0CCEQ1QIoAA&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=65b096aad3d8231f&biw=888&bih=462, com acesso em janeiro de 2012.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA