OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

terça-feira, 19 de junho de 2018

ALEITAMENTO MATERNO: solução ou problema?




Em todas as épocas, o aleitamento materno sempre foi considerado como algo de suma importância. No início de 1600, século XVII, Idade Moderna, o aleitamento materno acabou tornando um enorme problema. Como assim, problema?


É que as mulheres já estavam cansadas de tantas culpas e de submissão. Afinal, isso já durava muitos séculos. Conscientes ou não de sua importância no mundo, as mulheres começaram a se rebelar. E tudo começou com as aristocratas e pessoas da classe social mais abastada. 

Elas começaram a reclamar sobre a amamentação, alegando que os inúmeros compromissos sociais lhes tiravam o tempo necessário para a amamentação dos filhos. E passaram a contratar as amas-de-leite.

Sabendo disso, as mulheres da classe média, passaram a reclamar que o meio urbano era insalubre demais para os bebês, já que seus compromissos sociais não lhes serviriam como justificativa. 

E passaram a mandar os filhos e as amas-de-leite para o campo, onde ficavam até o desmame. E as mulheres da classe pobre não tinham outra alternativa a não ser deixá-los com alguém (vizinhos, parentes ou filhos mais velhos) que cuidavam dos bebês, enquanto trabalhavam fora de casa.

Foi aí que a Medicina e a Igreja se meteram nessa história. Cada uma com suas versões sobre o assunto, mas sempre tentando culpar as mulheres. A Medicina ainda possuía um pequeno conhecimento sobre o corpo humano. 

E, em se tratando do corpo feminino, menor ainda e baseado em crendices que divulgavam como sendo ciência. 

Afirmavam. por exemplo que, as lactantes (mães que amamentam) não ovulavam porque o sangue se transformava em leite em vez de ser eliminado na menstruação. Ou, que as relações sexuais desviavam o leite materno para as genitálias, por isso, as amas-de-leite não podiam ter relações recentes. Ou ainda, de que as amas-de-leite não podiam estar grávidas porque o embrião sugaria o leite que seria destinado ao bebê da patroa.

A Igreja, por sua vez, querendo evitar o adultério (que já acontecia muito e há muito tempo), impunha restrições quanto as amas-de-leite viverem na residência das patroas, alegando que a troca do leite das mães pelo das amas-de-leite uma ação antinatural. Foi daí que surgiu um grande problema.

O primeiro ponto desse problema era o de conciliar o que a Igreja e a Medicina queriam com a amamentação das crianças. O segundo ponto foi que, não havia amas-de-leite que escapasse das normas ditadas por ambas. O resultado dessa encrenca foi a redução do número de nascimentos nas classes alta e média nos séculos XVII.


FONTE DE IMAGENS (por ordem de apresentação):

 "VIRGEM MARIA E A CRIANÇA" (1490)- Pintura de Giovanni Bellini - Pinterest.com

"MATERNIDAD" - Pintura de Henri Lebasque (1865 - 1937) - Pinterest, com

"A WET NURSE WITH BABY AND MOTHER" de Marguerite Gerard  (sd) - Pinterest.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA